terça-feira, 6 de abril de 2010

MAGIA!

Fantasiar não é próprio para os dias de hoje... Contudo, passei boa parte da minha infância brincando, me divertindo, criando e inventando coisas. Qualquer objeto se transformava aos meus olhos, um simples baú de guardar cobertores bem que podia ser um barco pirata, ou com a tampa fechada talvez um submarino. Porque podamos tanto nossa mente com severidade quando gastamos nosso tempo a devanear? O certo é que a escola nos enche de informações “úteis” e nós, envelhecendo cada vez mais rápido, temos que por em prática rapidamente, tudo em prol do desenvolvimento social e econômico. O tempo passa velozmente! Esquecemos as brincadeiras e passamos a nos preocupar com as contas, com emprego, com a sustentação da família, etc. Não somos tão diferentes assim de Alice no País das Maravilhas correndo atrás de um Coelho Branco com um relógio de bolso pendurado no pescoço. Vocês já experimentaram ficar uma semana inteira sem olhar no relógio, ao menos uma vez? Difícil não é? Tal qual Alice, nós viramos escravos dessa maquininha de contar as horas, passamos a maior parte da vida apostando corrida contra o relógio. “Às vezes gastamos muito tempo organizando nosso tempo, para que enfim se possa sobrar algum tempo.” Pura neurose!

Seria tão bom se pudéssemos por um pouco de magia em nossas vidas. Quem não queria ter um tapete mágico, uma capa da invisibilidade ou uma porção de itens mágicos para poder se aventurar e descobrir tudo o que há no mundo? Ou melhor, passar boa parte do dia se divertindo com os amigos? Infelizmente, só encontramos isso em livros, que por sinal, ganham cada vez mais as prateleiras de nossas casas. Afinal, tem que haver algum lugar em que se possa estar livre do tempo, pelo menos nas páginas de alguma história de fantasia. Quem já leu alguma sabe que não há muita preocupação com o tempo, em geral os contos acontecem num ritmo gostoso, como se a história nunca fosse acabar, diferente do ritmo frenético do relógio.
Eu já li muitas histórias e percebi uma coisa: Eu nunca quis parar de brincar, de me divertir, porque a vida não é para ser uma coisa chata, marcada, voltada para o absurdo crescimento social e econômico, eu preciso dos livros, eles me acalmam, pois no curto espaço de tempo que me transporto através deles, me sinto realmente livre, minha imaginação corre solta, fora deles tenho que me concentrar nos problemas. As escolas não mais estimulam a imaginação dos alunos, pelo menos não como se deveria. Porém, a maioria dos problemas poderia ser solucionada com o uso da imaginação! Uma ferramenta cada vez mais importante nos dias de hoje. A imaginação leva à criatividade, que não é algo nato, mas deve ser aprendido, desenvolvido e cultivado.

Devo abreviar meu texto, pois sei que muito de meus Blogueiros não terão tempo para ler um texto muito grande.

Abraço a Todos!

Um comentário:

Ma Sunshine disse...

Bom, depois da faculdade eu descobri que a gente tem tempo sim pra tudo! Só a preguiça é que não deixa! rs... gosto tanto de livro como de filme. Já reparou que qdo a gente larga um dos dois, parece que o mundo real fica diferente... é estranho. Aki, gostei do desenho lá de cima, do nome do Blog!! rs... Bjos! (a vó tá bem agora, rs).