terça-feira, 30 de março de 2010

Reflexões sobre o AMOR



Bom, como a maioria dos meus visitantes é mulher, eu decidi escrever sobre o tema do Amor: no campo afetivo, sob o ponto de vista de um homem.

Quando me refiro ao campo afetivo, quero apenas discutir sobre a relação homem x mulher, pois o amor pode ser aplicado a tudo, desde uma atividade cotidiana até uma manifestação coletiva em prol da humanidade.

De maneira geral o amor pode ser entendido como uma virtude ou um valor. Mas há algo nele que o diferencia, o amor tem por característica a união, seja física ou mental de dois objetos. O universo está ligado por uma força que o mantêm em equilíbrio, também faz com que os corpos celestes se movimentem.

Se o criador do mundo fosse um confeiteiro, ele diria _ Para a criação crescer consistente, o que dará liga a minha receita será o amor _ Assim tudo está ligado pelo amor. Mas isso não é algo aleatório. Essa força tem que ser cultivada, tal quais os valores, pois nada no universo é fácil, esse amor é um ato de puro esforço. Uma plantinha que cresce faz um esforço tremendo para se manter de pé, ela faz isso continuamente e por fim nós desfrutamos de sua energia.

No campo afetivo acontece a mesma coisa, quando decidimos amar alguém (essa decisão às vezes é inconsciente ou intuitiva) , temos que nos esforçar diariamente para que essa força se manifeste continuamente. Como? Dedicando parte do nosso tempo à pessoa objeto do nosso amor, mas de forma altruísta. Começando pelo respeito às mulheres em geral, coisas básicas e muito fáceis de fazer: Ser amável; ceder o lugar quando necessário; estar pronto a ajudar; emprestar o casaco num dia de muito frio; carregar um lenço limpo no bolso; conduzi-la de forma firme e decidida (seja levando-a a universidade ou numa dança); protegê-las dos néscios que pretendem depreciá-las; mostrar sempre bom humor; evitar as grosserias que nos deixam animalizados (ver programas de TV com mulher pelada, fotos, pornografia, etc.); Não tratá-la como um ser frágil, mas ter a consciência de que, ajudando, estaremos cultivando esse amor, como disse anteriormente, um ato de esforço.

Para cultivar o amor à mulher, temos que observá-la silenciosamente, estar atento aos detalhes mínimos, aos acontecimentos invisíveis à maioria dos homens, aprender a apreciar seus gostos, para na hora certa, fazer o elogio preciso. Não devemos grudar nelas, nem ser bajuladores, quando digo observar, é de perto, de forma sutil. Servir de apoio e não pedir apoio por qualquer coisa.
Se todo dia fizermos alguma coisa, por menor que seja, sem querer nada em troca, estaremos cultivando essa força poderosa! Haverá dias em que poderemos dar um escorregão, uma mancada, mas não podemos desistir de ir em frente: Amar é estar correndo sérios riscos, mas ao final de tudo poderemos roçar algo da felicidade.

O Amor é como um músculo, temos que exercitá-lo todos os dias, pois irá chegar o dia em que ele será provado por uma briga. Nessa briga, representada pelos problemas, desentendimentos, conflitos, dificuldades, o músculo tem que estar suficientemente forte para amedrontar todos esses males! Se de fato estivermos fortes, a briga talvez nem aconteça, pois ninguém quer se meter com alguém mais forte a troco de nada! Mas se ao contrário estivermos fracos, distraídos, descansados, os problemas se apresentarão de uma forma assustadora, e será praticamente impossível canalizar essa força do universo.
Hoje talvez seja mais difícil cultivar o amor, pelas circunstâncias em que vivemos (conflitos de todas as formas e tamanhos), mas isso não é utopia, não é fácil, não é simples, mas é perfeitamente possível. Basta querermos de verdade!
Leandro Tavares

6 comentários:

Cida disse...

Parabéns Leandro!

Pode continuar a nos brindar com esses textos tão bonitos, pois, com certeza, não faltaram leitores.

Um abraço

Cid@

Ma Sunshine disse...

Uai... eu tinha respondido de manha, mas até agora nao apareceu... eu disse que é difícil praticar essa virtude, mas a gente aprende um poukinho a cada dia, né? Bjos!

Beth disse...

nossa, vc foi profundo hein?? mais vc ta de parabens,é por aii msss viu? bjs e td d bom

Anônimo disse...

Meu amor,

Seu texto ficou perfeito! Só você mesmo pra escrever coisas tão lindas assim... Não digo isso só pelo fato de você ser meu namorado, mas acho que vc tem virtudes que pouquíssimos homens tem hoje em dia!!!!!!!
Bjussssssss...

Anônimo disse...

AH e esqueci de comentar:adorei nossa foto!!!
bjaooooo....
Pati

wila Borges disse...

Valeu por passar lá no meu blog e comentar.
Curti seu blog, bem legal!!!
Bjo e t+
Volte sempre